05/02/2021
Volta às aulas em tempo de pandemia

A Rede SESI Bahia de Educação informa que as aulas do ano letivo de 2021 serão iniciadas no próximo dia 15 de fevereiro, e que, em função dos decretos governamentais vigentes, as aulas presenciais ainda estão suspensas. Portanto, começarão no formato remoto.

Os pais e responsáveis pelos novos alunos (matriculados em 2021) devem estar atentos à comunicação da escola, que os orientará quanto aos acessos à plataforma disponibilizada, bem como sobre a sua utilização. Já os alunos que estavam matriculados na rede SESI no ano de 2020 e, portanto, conhecem nossas plataformas, deverão acessá-las para localizar os links das aulas e programação de retorno.

As Escolas SESI estão preparadas tanto para ofertar as aulas no formato on-line, presencial ou híbrido e segue as determinações das autoridades competentes.

Conheça o nosso protocolo de Retomada de Aulas presenciais.

Sobre as plataformas e o Sistema Estruturado de Ensino:

- Portal SESI de Educação: é uma Plataforma digital e online, exclusiva para acesso dos alunos, pais/responsáveis. Nela é possível localizar conteúdos pedagógicos, orientações para a família, uma vasta biblioteca, áreas interativas e jogos, galerias audiovisuais, informações sobre o material didático, integração com outras plataformas tecnológicas, como Office 365, Conecta, Geekie, entre outras. Por isso é importante buscar seu login e senha, e manter-se com acesso ativo.

- Sistema Estruturado de Ensino SESI: é o nosso material didático, que contempla versão impressa e digital para os estudantes. Além do livro didático (apostilas), oferece acesso a conteúdos digitais complementares, hospedados no Portal SESI de Educação, a realização de Simulados Prova Brasil e ENEM com correção pela metodologia Teoria de Resposta ao Item - TRI e com base nas matrizes oficiais das avaliações externas, que permite aos alunos acompanharem o desenvolvimento de suas competências e habilidades, além de devolutivas pedagógicas que possibilitam intervenções individualizadas.
Para o ano letivo de 2021 o material didático foi totalmente atualizado nos ensinos fundamental e médio, e é indispensável ao acompanhamento das aulas.

- Aplicativo Escola em Movimento: é um aplicativo que garante fluidez e celeridade na comunicação da escola com os pais e responsáveis, complementando o SMS (mensagens de texto). Nele, é possível disponibilizar informações pedagógicas e administrativas, por isso é importante informar-se para baixá-lo e acompanhar as informações encaminhadas.

- Microsoft for Education: é um conjunto de ferramentas da Microsoft Office 365, disponibilizado para todos os estudantes e professores. Com o Office 365 Educação na sala de aula, os alunos aprendem um conjunto de habilidades e aplicativos como Outlook, Word, Excel, PowerPoint, Access e OneNote, criam salas de aula colaborativas e interagem através da ferramenta Teams, voltada à comunicação online. Nesse período de Pandemia e Ensino Híbrido, favorece a melhor adaptabilidade às aulas remotas. É muito importante que as famílias interajam com seus filhos, explorando todas as ferramentas que o SESI disponibiliza, garantindo o acompanhamento e os resultados esperados com as aulas. Essas tecnologias educacionais são imprescindíveis para a promoção da qualidade da aprendizagem por meio de ferramentas e metodologias inovadoras que contribuem para tornar a Escola SESI referência em STEAM (Science, Tecnology, Engineering, Arts+Design and Mathematics), amplia o nível de inclusão digital do aluno e eleva os índices de qualidade educacionais.

ATENÇÃO: Todas as orientações sobre os recursos e acessos são disponibilizados pela Secretaria Escolar, após a realização da matrícula. Inserido no ambiente virtual, todo o processo de treinamento e ambientação será devidamente orientado pela equipe escolar e pelos professores. Por isso é muito importante garantir e testar o acesso por meio do usuário e senha - para os alunos e pais ou responsáveis, que poderão acompanhar e auxiliar os estudantes.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria de sua escola através do formulário Fale Conosco.