NOSSA REDE
Ensino Médio

A Rede SESI Bahia de Educação atende a estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio de acordo com as áreas de conhecimento e competências descritas no Currículo da Rede SESI de Educação e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e no DCRB - Diretrizes Curricular Referencial da Bahia. Neste sentido, as Escolas SESI preparam o aluno para realizar transformações em sua realidade cotidiana, acadêmica e profissional, proporcionando uma formação para os desafios do mundo contemporâneo.

Além da parte comum do currículo como conhecemos por meio das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) que preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nosso currículo proporciona aos estudantes o desenvolvimento da criatividade, autonomia, protagonismo, perfil pesquisador, empreendedor e inovador através da educação científica, tecnológica e empreendedora integrada as capacidades STEAM, robótica educacional e ferramentas educacionais da Microsoft for Education.

Neste contexto, a oferta do novo ensino médio, estabelecido pela Lei nº 13.415/17, já é realidade na Rede SESI de Educação desde 2018. A partir dos resultados e convictos que a oferta do novo ensino médio possibilita aos jovens uma educação de qualidade com atendimento às suas aspirações acadêmicas e às exigências e desafios do mundo do trabalho, em 2022, expandiremos a oferta para todas as turmas da 1º série. Mas, como tudo que é novo, pode trazer dúvidas, preparamos uma forma simples e ilustrada para esclarecer sobre o novo ensino médio das escolas SESI.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é uma proposta que busca desenvolver o protagonismo do estudante na construção de seu conhecimento, integrada ao seu projeto de vida, permitindo desenvolver competências e habilidades que fortaleçam suas aprendizagens para o ingresso na universidade e para os desafios do mundo contemporâneo e profissional.

O Currículo do Novo Ensino Médio tem uma parte comum com as áreas do conhecimento que todos os estudantes devem acessar nesta etapa em todo o País, e outra parte flexível, chamada de Itinerários Formativos. Nestes itinerários, o aluno poderá escolher as áreas que têm interesse em se aprofundar nas 2ª e 3ª séries do ensino médio, considerando as suas aspirações. A escolha dos Itinerários Integrados é realizada pelo estudante ao final da 1ª série, na qual terá a possibilidade de seguir no itinerário escolhido ou cursar um novo itinerário na 3ª série, valorizando assim, seus interesses e promovendo o desenvolvimento de seu protagonismo.

DOWNLOAD DE ARQUIVOS