NOSSA REDE
Ensino Médio

A Rede SESI Bahia de Educação atende a estudantes do 1ª ao 3ª ano do Ensino Médio de acordo com as áreas de conhecimento e competências descritas no Currículo da Rede SESI de Educação e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Neste sentido, as Escolas SESI preparam o aluno para realizar transformações em sua realidade cotidiana, acadêmica e profissional, proporcionando uma formação para os desafios do mundo contemporâneo.

 

Além da parte comum do currículo como conhecemos por meio das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) que preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nosso currículo proporciona aos estudantes o desenvolvimento da criatividade, autonomia, protagonismo, perfil pesquisador, empreendedor e inovador através da educação científica, tecnológica e empreendedora integrada as capacidades STEAM, robótica educacional e ferramentas educacionais da Microsoft for Education.


Neste contexto, a oferta do novo ensino médio, estabelecido pela Lei nº 13.415/17, já é realidade na Rede SESI de Educação desde 2018. A partir dos resultados e convictos que a oferta do novo ensino médio possibilita aos jovens uma educação de qualidade com atendimento às suas aspirações acadêmicas e às exigências e desafios do mundo do trabalho, em 2022, expandiremos a oferta para todas as turmas da 1º série. Mas, como tudo que é novo, pode trazer dúvidas, preparamos uma forma simples e ilustrada para esclarecer sobre o novo ensino médio das escolas SESI.

 

Novo Ensino Médio


Na prática, o novo Ensino Médio é uma proposta flexível que busca desenvolver o protagonismo do estudante na construção de seu conhecimento, integrada ao seu projeto de vida e carreira, permitindo desenvolver competências e habilidades que preparam para o ingresso na universidade e para os desafios do mundo contemporâneo e profissional.


O currículo do novo Ensino Médio tem uma parte comum com as áreas do conhecimento que todos os estudantes devem estudar nesta etapa em todo o País, e outra parte diversificada, chamada de itinerários formativos. Nestes itinerários, o aluno poderá escolher as áreas que têm interesse em se aprofundar nos 2° e 3° série do ensino médio, considerando as suas aspirações. A escolha do itinerário é realizada pelo estudante ao final da 1° série, no qual terá a possibilidade de seguir no itinerário escolhido ou cursar um novo itinerário na 3° série, valorizando assim, seus interesses e promovendo o desenvolvimento de seu protagonismo.

 

 




DOWNLOAD DE ARQUIVOS
GALERIA DE IMAGENS