20/08/2018
Torneio SESI de Robótica aceita inscrições até 31 de agosto

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, evento internacional que em sua versão regional será realizado dias 23 e 24 de novembro na Arena Fonte Nova. A competição é voltada para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos apaixonados por ciência e tecnologia e que estejam dispostos a competir em equipe. O objetivo é construir robôs utilizando peças da tecnologia LEGO Mindstorms e programa-los para cumprir missões específicas. Este ano, o tema da competição é Into Orbit, expressão em inglês que em português significa “em órbita”.

O astronauta Marcos Pontes falou para os estudantes em Salvador.

O lançamento da competição ocorreu no sábado, 18 de agosto, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, e contou com a presença do astronauta paulista Marcos Pontes, ex-aluno do SESI e único funcionário da Nasa a representar um país do Hemisfério Sul, e do engenheiro sul-matogrossense Marco Reis, pesquisador do Instituto Brasileiro de Robótica, ligado ao SENAI Cimatec, e gerente do programa Flat Fish, robô submarino desenvolvido por engenheiros do SENAI Cimatec e que foi vendido à Shell para projetos de exploração de petróleo no fundo do mar. Ambos de origem pobre, Pontes e Reis falaram aos estudantes do SESI sobre as chances de desenvolver carreira na robótica.

“O Torneio SESI de Robótica é um torneio internacional, que no Brasil acontece em 11 estados. A Bahia é um suboperador há oito anos. Os campões regionais disputam um torneio nacional, que vai acontecer em março do próximo ano e, em seguida, as equipes vencedoras vão para um torneio internacional”, explicou o coordenador de Robótica Educacional do SESI-BA – Fernando Didier.

“Os estudantes testam suas ideias, as hipóteses que eles criam a partir de alguma situação-problema. E eles realizam isso de forma concreta através de um protótipo da robótica e fazem linguagem de programação para que esse protótipo funcione”. A gente fecha um ciclo que considera ser um ambiente vivo de aprendizagem”, diz a gerente de Educação do SESI-BA, Cléssia Lobo.

Cléssia Lobo, gerente de Educação SESI Bahia.

Responsável pela implantação do sistema de robótica no Complexo Ford em Camaçari, o engenheiro Marco Reis destacou para os jovens candidatos a cientistas ou engenheiros, a importância de ser apaixonado pela resolução de problemas quando se quer trabalhar na área. “Quando você se dedica a resolver problemas, acaba ajudando a sociedade e as pessoas que estão ao seu lado”, afirmou Reis.

“Eu estudei no SESI. Então, vocês estão no lugar certo”, declarou o astronauta Marcos Pontes, que também se formou como eletricista no SENAI, ao falar sobre a sua trajetória profissional. Depois de comentar a infância pobre em Bauru (SP) e as dificuldades que enfrentou até ingressar na Força Aérea Brasileira, antes de chegar à NASA, “Quando você realmente quer fazer algo, encontra uma solução”, declarou Pontes, enquanto contava como se dedicava aos estudos, apesar de trabalhar durante todo o dia.

Além da palestra de Marcos Pontes, o estudante Leonardo Amorim, 16 anos, do SESI Alagoas, acompanhado do técnico Eduardo Monteiro, falou sobre a experiência de competir nos Estados Unidos, na etapa internacional do torneio.

As inscrições para o Torneio SESI de Robótica são gratuitas e abertas a estudantes de escolas públicas e particulares e grupos de garagem entre 9 e 16 anos, que devem concorrer em equipes de dois a 10 integrantes. As inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento.

Veja fotos do lançamento do Torneio de Robótica na Bahia

Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.