NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
12/11/2018
Torneio SESI de Robótica 2018

O Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida (a idade máxima de 16 anos é considerada até 30 de abril do ano seguinte ao do lançamento do desafio).

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) é o operador oficial da competição desde 2013. De lá pra cá, mais de 17 mil estudantes de escolas públicas e particulares, já participaram da disputa. A metodologia educacional está presente em todas as escolas do SESI.

O SESI BA é sub operador do Torneio Regional há 8 anos. Este ano teremos a participação de 43 equipes de 5 Estados – BA | AL | SE | ES | RJ e o torneio ocorrerá nos dias 23 e 24/11 na Escola SESI Reitor Miguel Calmon - Retiro. Praça Visconde de Monte Alegre, s/n, Retiro - Salvador/BA.

A iniciativa fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, trabalho em equipe e empatia, inspirando jovens a seguirem carreiras nos ramos da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões.

Como funciona

As equipes reúnem-se em times compostos por 2 a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola pública ou particular, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que orientados por um adulto. A cada ano, um novo tema é lançado e é ele que vai nortear o desafio da temporada e servir de base para prova a serem realizadas em todo o país. O torneio é anual e dividido por temporadas regionais, nacional e internacionais. Além do Torneio Mundial - World Festival.

 

O desafio FIRST® LEGO® League

O desafio é baseado em um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas, engenheiros e educadores. Os participantes devem se preparar para 4 provas específicas:

São elas – Desafio do Robô, Core Values, Desing do Robô e Projeto de Pesquisa:

 

Desafio do Robô

Os competidores constroem e programam um robô autônomo LEGO® Mindstorm para desempenhar as missões inspiradas pelo tema do desafio e marcar pontos.

Para realizar as tarefas, o robô pode navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em uma mesa, sobre um tapete específico da temporada. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

O round em que a equipe conquistar o maior número de pontos será considerado para a sua pontuação final, sendo descartados os dois rounds com menor nota.

 

Core Values

No Torneio de Robótica, estudantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos. Ajudar o outro é a base do trabalho em equipe.

Os Core Values devem ser praticados por todos os participantes, competidores, técnicos, juízes, ou qualquer outra pessoa envolvida na competição. São valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.

 

Desafio do Robô

As equipes utilizam a tecnologia LEGO® Mindstorm para desenvolver o desenho mecânico de robôs autônomos que serão utilizados para pontuar nas missões do Desafio do Robô.

Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Esse é o momento de traçar a estratégia e desenvolver a programação que colocará os robôs em ação para executar as tarefas.

Na avaliação do Design do Robô, as equipes:

  • Definem as estratégias e inovações para o robô;
  • Desenham e constroem o projeto mecânico
  • Programam o robô para a realização das missões do desafio do robô
  • Apresentam o processo de desenvolvimento e construção para um grupo de juízes

 

Projeto de Pesquisa

A FIRST® LEGO® League não envolve apenas construir e competir com robôs. O projeto de pesquisa é a oportunidade que sua equipe tem para sentir como é ser um Cientista, um inventor ou um engenheiro.

Na avaliação do projeto de pesquisa, as equipes:

  • Identificam um problema do mundo real na área do tema do desafio da temporada
  • Criam uma solução inovadora para esse problema (criando algo que não existe ou com base em algo que já existe)
  • Compartilham suas descobertas com outras pessoas
  • Apresentam seu projeto de pesquisa para um grupo de juízes no Torneio

 

Na temporada INTO ORBIT, as equipes deverão identificar e propor uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol.

 

O evento acontece das 8h às 18h, com entrada gratuita onde o público poderá assistir os competidores nas suas tarefas e vivenciando um pouco do ambiente da robótica participando das oficinas oferecidas no Projeto SESI Conexão Criativa. Entre as atividades, teremos:

  • Conexão Be Youtuber – é a conexão para quem tem muito a dizer e quer compartilhar suas ideias com as pessoas. Na prática os participantes vão conhecer os recursos necessários para produção dos vídeos, conhecer estratégias de baixos custos para começar seu canal e compartilhar seus pensamentos nas redes sociais.
  • Conexão Roboter – é a conexão para aprender a linguagem de programação, desenvolver habilidades de trabalhar em equipe, raciocínio lógico, design mecânico, criar hipótese, analisar resultados e construir protótipos.

 

Nesta temporada o SESI Bahia está apoiando 9 equipes de alunos da rede pública e equipes de garagem, doando tapetes da temporada, emprestando material LEGO® Mindstorm para o desenvolvimento dos robôs e assessoria técnica na formação dos técnicos e mentores.