NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
27/09/2021
Tire seu talento da gaveta

Estão abertas as inscrições para o Concurso de frases e cordel da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 

Tem gente que gosta de ler e tem gente que gosta de escrever. Da turma que gosta de escrever, grande parte esconde suas criações na gaveta ou numa pasta do computador. Pois, então, chegou a oportunidade que faltava para que seus talentos na escrita sejam revelados.  

Até o dia 30 de setembro, estudantes da Rede SESI, SENAI, SENAI Cimatec e colaboradores e estagiários do Sistema FIEB podem se inscrever no Concurso Literário da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - SNLB 2021 que, este ano, além de frases, também vai reconhecer os talentos do cordel.  

Para quem já se animou, as inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio deste link. O Concurso Literário da SNLB 2021 visa estimular a criatividade e promover o desenvolvimento cultural dos estudantes e colaboradores, bem como incentivar o hábito da leitura e da escrita.  

PROGRAMAÇÃO 

Com o tema Leitura: caminho para a transformação da sociedade, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – SNLB é uma realização do SESI e do SENAI Bahia, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de outubro. A iniciativa, do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB, é voltada para estudantes da Rede de Educação SESI Ensino Regular, EJA e o programa Vira Vida), das Escolas Técnicas do SENAI e do Centro Universitário SENAI CIMATEC, ou, ainda, colaborador ou estagiário do Sistema FIEB 

“O objetivo é mostrar que a biblioteca não é apenas um espaço para consulta do acervo bibliográfico, mas também um ambiente atrelado a outras atividades culturais, pedagógicas, sociais, que proporcionem uma aprendizagem significativa, funcionando como um verdadeiro centro cultural”, explica Amilton Nunes de Souza, um dos organizadores do evento. 

Pelo segundo ano, em razão da pandemia, a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca ocorrerá em ambiente virtual. Além do concurso literário de frase e o inédito concurso de cordel, a programação prevê a realização de lives, oficinas, encontro com escritor e bate-papos. 

O evento vai reunir especialistas, educadores, psicólogos, escritores, psicopedagogos, profissionais da área de educação, bibliotecários e estudantes. Entre os assuntos discutidos estão Leitura em tempos de redes sociais, Ler em família: a importância do incentivo à leitura, entre outros.  

Este ano, além de frases, também vai reconhecer os talentos do cordel.

CONVIDADOS 

A live de abertura será no dia 27.10, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do SESI no Youtube: @escolasesiba. O encontro virtual vai reunir a escritora Cléo Monteiro Lobato, bisneta de Monteiro Lobato, Goimar Dantas, jornalista, roteirista, escritora e mestre em Comunicação e Letras; Elani Araújo, bibliotecária e influencer digital (@dicadebibliotecário) e um docente da Rede SESI Bahia de Educação.   

A live será apresentada por Amilton Souza, bibliotecário da Rede SESI Bahia de Educação e a atração cultural será uma apresentação do Coral da FIEB e do SENAI CIMATEC. 

Para conhecer o regulamento do concurso de frases e cordéis, basta conferir o documento que está disponível na intranet e pode ser acessado também clicando aqui.