02/09/2021
SESI Bahia tem sete equipes classificadas para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes vão representar estado na etapa nacional da competição, que será realizada no período de 11 a 15 de outubro.

Nove equipes baianas, sendo sete formada por alunos do SESI, se classificaram para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, realizado de forma virtual, reuniu competidores com idades entre 8 e 19 anos, que tiveram como desafio programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre. Veja abaixo as equipes classificadas.

Ao todo, cerca de 180 estudantes de escolas particulares e públicas da Bahia participam da etapa estadual.  As equipes foram divididas em duas categorias: na N1 competem alunos do ensino fundamental, do 6º ao 8º ano. Já na N2, a disputa acontece entre alunos do 9º ano do ensino médio ao ensino técnico.

Além de incentivar e divulgar a robótica no Brasil, a OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

ROBÓTICA EDUCACIONAL - Neste ano, o SESI Bahia completa 15 anos desenvolvendo a robótica como metodologia educacional. Um dos grandes diferenciais na aprendizagem atual, a robótica permite que os estudantes desenvolvam tanto habilidades relacionadas ao currículo, quanto habilidades socioemocionais.

“A robótica educacional pode transitar em diferentes áreas de conhecimento. É uma metodologia que motiva o estudante a aprender de forma significativa, aliando teoria e prática”, ressalta a gerente de Educação e Cultura do SESI, Cléssia Lobo.

Equipes classificadas:

NÍVEL 1