18/07/2019
Secretaria da Educação discute ações em parceria com o SESI

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta terça-feira (16), uma audiência com representantes do Serviço Social da Indústria do Estado da Bahia (SESI-BA). A reunião teve como objetivo tratar assuntos referentes a parcerias com o SESI que possam fortalecer e ampliar aprendizagem no Estado da Bahia. Na oportunidade, o superintendente do SESI, Armando Neto, e a gerente de Educação do SESI, Cléssia Lobo, apresentaram para o secretário Jerônimo Rodrigues programas da Rede SESI que poderão vir a ser fortalecidos na rede estadual, por meio da parceria com a SEC.

Temas como iniciação científica e tecnológica (incluindo robótica educacional) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram tratados durante o encontro, com vistas em parcerias que venham fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede estadual, a partir do diálogo e do compartilhamento de responsabilidades. O secretário Jerônimo destacou a importância do trabalho compartilhado, a partir da parceria com o Sistema S – conjunto de organizações e entidades, composto por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Social do Comércio (SESC); e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), além do próprio SESI e outros.

“Estamos abrindo o nosso leque de fortalecimento das parcerias. O Sistema S como um todo é formado por parceiros de primeira ordem do tema da Educação, seja pela experiência vasta nas áreas de Inovação Tecnológica e da Educação ou porque têm um papel importante no processo final de capitanear a capacidade desses jovens que se formam ou estão em estágio para o mundo empresarial deles. Então, esta agenda com o SESI, destacamos duas frentes. Uma é o tema da Educação, porque eles, com base no MEC (Ministério da Educação), ofertam Ensino Médio e é um parceiro da nossa rede. Depois, eles têm projetos dentro das nossas escolas, como o de Robótica. Queremos ampliar essas experiências. E uma outra expectativa nossa são as olimpíadas, incluindo a de Robótica, que a gente está com quase 40 escolas inscritas”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.

O secretário citou, ainda o projeto do SESI chamado Vira Vida (que tem como objetivo promover a elevação da autoestima e da escolaridade de jovens e adolescentes), como uma possibilidade de ampliação, aproximação e fortalecimento da aprendizagem. “Ficamos com uma agenda importante: o Vira Vida, que é um projeto que eles têm com estudantes da nossa rede e que queremos fortalecer, pois envolve jovens que, no contraturno da escola, realizam atividades educacionais. E, segundo o SESI, eles absorvem praticamente 100% dos jovens que participam desse projeto, para vagas de emprego e estágio. Ficamos, então, com o exercício de conhecer as instalações mais de perto e montar um plano de ação para o EJA, que é outro programa que eles também têm em nove polos da Bahia. Queremos pactuar uma agenda com o SESI que possa fortalecer e ampliar aprendizagem no Estado”.

O superintendente do SESI, Armando Neto, também falou sobre a possível parceria com a SEC. “Viemos colocar para o secretário alguns programas que podemos trabalhar de forma conjunta para ajudar a melhorar o nível de educação do nosso Estado, que é o objetivo principal da Secretaria da Educação. O SESI é também um ator importante e se coloca à disposição do governo para contribuir para a melhoria dos índices educacionais da Bahia. Esta reunião terá desdobramentos por meio da viabilização da parceria nas áreas de Iniciação Científica, e Robótica e no projeto Vira Vida, que trabalha com jovens com fragilidades sociais, e no Nova EJA. Colocamos na mesa estas possibilidades para o governo avaliar e a gente avançar nas parcerias”.

Por: