15/12/2022
Prova de velocidade reúne 7 equipes de Fórmula 1 In Schools

Foto Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

A Escola SESI realiza quinta e sexta-feiras, 15 e 16.12, em Salvador, as seletivas estaduais para a Etapa Nacional de Fórmula 1 In Schools. A competição vai ser realizada na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, e contará com a participação de sete equipes do SESI Bahia da capital e interior. Das sete escuderias, apenas duas vão ser selecionadas para a competição nacional, que será realizada em Brasília, em 2023.

Um dos destaques desta temporada é a participação do piloto da equipe Star Racing, da Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana, que tem uma condição especial por ser surdo. Hiram Guilherme Moreira Bahia, tem 17 anos e é estudante do 1°ano do Novo Ensino Médio. Ele tem surdez congênita e se comunica através da linguagem de libras, que aprendeu aos 3 anos de idade. O que motivou Hiram a fazer parte da F1 in Schools foi o fato de gostar de assistir corridas da Fórmula 1, transmitidas pela TV.

Ao ingressar no SESI ele buscou experimentar e vivenciar essa oportunidade e faz história na escudeira, como a primeira pessoa surda na modalidade. A escolha de ser piloto, partiu da oportunidade de estimular outros sentidos no desafio, como melhoria no foco, atenção e concentração.

Participam da competição duas equipes de Salvador, a Sevenspeed, que é a primeira equipe de F1 da Escola SESI e cuja formação original disputou uma etapa internacional da competição, e a equipe Pegasus, respectivamente das Escolas SESI Reitor Miguel Calmon e Djalma Pessoa.

Do interior, além da Star Racing, participam as equipes Aslam, da Escola SESI Adonias Filho, de Ilhéus; a equipe Swordfish, da Escola SESI Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista; e duas equipes da região oeste: Flash Race, da escola SESI João Ubaldo Ribeiro, de Luís Eduardo Magalhães, e Hermes, da Escola SESI Ignez Pitta, de Barreiras.

O QUE É A F1 IN SCHOOLS

A F1 In Schools é uma competição de robótica realizada nacionalmente pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que consiste na concepção de um carrinho de corrida capaz de percorrer uma pista de disparo de forma autônoma, no menor tempo possível.

O Programa F1 in Schools é na realidade um desafio tecnológico que faz parte de um projeto internacional da própria Fórmula 1. Mas nesta competição, tendo em vista o caráter pedagógico, não é apenas a velocidade que conta. É necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1.

Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes devem desenvolver um projeto social com objetivo de despertar o conceito de cidadania nos alunos.