22/11/2021
Projetos de alunos de Escolas SESI participam da Feira Mineira de Iniciação Científica

Quatro projetos de alunos dos segundo e terceiro anos do Ensino Médio das Escolas SESI Reitor Miguel Calmon (Retiro) e Djalma Pessoa (Piatã), em Salvador, foram selecionados para a Feira Mineira de Iniciação Científica de 2021, em que foram apresentados.

Um protótipo de óculos de identificação e “leitura” do Braile para conversão em áudio com apoio de tecnologias e três projetos de investigação sobre a história, cultura e relações sociais de bairros periféricos de Salvador, tendo como base as narrativas dos indivíduos que residem nessas comunidades, foram apresentados na 5ª. Edição do evento.

“A conclusão desse dispositivo é um ato de cidadania, empatia, cuidado e respeito aos portadores da deficiência visual, visto que é importante que esse grupo (deficientes visuais) seja capaz de lidar com as dificuldades do cotidiano, quando é necessária a leitura e não há adaptações disponíveis para o Braille”, pontua Lilian Almeida, orientadora do grupo que desenvolveu o Sound: Sistema que auxilia na leitura de informações, transformando-as em áudio.

“Participar da FEMIC teve grande relevância para as alunas pesquisadoras, visto que foi a primeira incursão delas num evento científico. A experiência contribui para o enriquecimento dos projetos, uma vez que os feedbacks dos avaliadores servem para valorizar ainda mais a pesquisa que desenvolvem”, afirma Mariana Oliveira, orientadora do grupo de pesquisa Identidade e Memória da Periferia de Salvador (IMEPS) da Escola SESI Retiro.

Projetos:
Ensino Médio/ Escola Sesi Djalma Pessoa
Alunos: Karen Barreto Meneses, Caroline Vitória Oliveira Araújo, Lucas Souza Pitanga Laranjeira, e Lilian Alves de Almeida (Orientadora)

O Contexto Histórico do Comércio da Avenida Sete de Setembro e a Relação com a Imigração de Asiáticos
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que visa descrever a história da reforma e organização da Avenida Sete de Setembro e sua transformação em um grande centro comercial, relacionando ao processo de imigração de asiáticos aos Brasil, mais precisamente os imigrantes chineses, que seguem ocupando boa parte do comércio na região.

Ocupação e Formação da Rua do SOS (Projeto credenciado para outra Feira de Ciências, a FENADANTE)
Descrição: O projeto visa descobrir como se deu a ocupação e fundação da Comunidade do SOS (localizada entre o Calafate a rua do Horto), no bairro da Fazenda Grande do Retiro, analisando os fatores que levaram as pessoas a se deslocarem para a área, o contexto social e as diferenças socioeconômicas entre as três localidades.

A Disputa Territorial entre a Comunidade Quilombola Rio dos Macacos e a Marinha Brasileira
Descrição: O projeto visa entender os fatores que motivaram o conflito entre os moradores do Quilombo e Marinha brasileira. O quilombo é ocupado por familiares de ex-escravos há mais de 200 anos, e em 1960 a prefeitura de Salvador doou parte do território para a Marinha.