NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
19/03/2021
Nota de Esclarecimento: Projeto Literário Monteiro Lobato

A Rede de Escolas SESI Bahia, em respeito à comunidade escolar e em consonância à qualidade do serviço educacional que vem sendo ofertado há décadas, sempre pautado na ética, no respeito e na responsabilidade, vem esclarecer sobre a utilização de material paradidático das obras de Monteiro Lobato.  

O projeto literário proposto pela Rede SESI, em território nacional, optou pela utilização do autor, considerando a sua representação no cenário literário nacional, bem como o reconhecimento internacional do legado deixado por suas obras, a exemplo do famoso “Sítio do Pica-pau Amarelo”.   

Sabemos das grandes críticas e revisões existentes nas diferentes literaturas que acessamos, não somente desse autor, considerando as contribuições de leituras críticas, reflexivas e históricas. Contudo, à escola formal, cabe possibilitar, por meio da mediação docente, a formação do cidadão que saiba transitar em diferentes contextos, reconhecendo as fragilidades humanas ao longo da história, posicionando-se de modo ético e íntegro.   

Ao optar por Monteiro Lobato, foi considerada sua aclamação como criador da Literatura de Fantasia no Brasil, a valorização que deu à cultura nacional, a tradição e os personagens do Folclore Nacional. Ufanista fervoroso, colocou os moradores do interior do Brasil em evidência e denunciou o abandono e o descaso aos quais essa população era submetida com a criação do icônico personagem “Jeca Tatu”. Nosso maior objetivo, ao utilizar a obra do autor pré-modernista, foi analisar suas contribuições para a Literatura Brasileira, de forma crítica e justa.  

O trabalho de nossos professores é sempre conduzido pela perspectiva de releitura crítica dos contextos que, na atualidade, carecem de ampliação do olhar, sendo eles (os professores) os principais articuladores da crítica social e ética presente nessas e em todas outras obras indicadas e trabalhadas em nossas escolas.   

Reiteramos nossa missão, visão e valores na construção de um Projeto Educacional alicerçado na ética, na valorização da pessoa humana, na solidariedade e no respeito à diversidade.   

Corroborados por Antônio Cândido, ratificamos nosso entendimento de que “A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante”.   

Agradecemos a compreensão de todos e reafirmamos o nosso empenho para a continuidade do trabalho educacional sério e comprometido que realizamos em todo o estado da Bahia.  

 

Gerência de Educação – SESI Bahia