NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
17/12/2018
Exposição de estudantes da Unidade Educacional Comendador Bernardo Martins Catharino/SESI

Em tempos de excessos de informações e superficialidade de sentimentos, a exposição artística Um olhar sobre si e sobre o outro - Arte, sexualidade, respeito e tolerância apresenta pinturas em telas de jovens sobre sua realidade através da arte. A exposição está aberta ao público no foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), de 13 a 30 de dezembro de 2018.

A exposição é de estudantes da Unidade Educacional Comendador Bernardo Martins Catharino/SESI, situado no bairro de Itapagipe (Cidade Baixa). As pinturas são resultado do projeto Família no processo educativo – Autoreconhecimento de negro, realizado por professores, estudantes, comunidade, gestão escolar e em parceria com a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP).

O objetivo foi despertar nos estudantes um olhar sobre o mundo, sobre seu corpo e seu bairro, ou seja, se observar e observar o outro, para assim despertar variadas formas de olhar sobre si e seu entorno, expressando esses olhares através da linguagem artística. Para a idealizadora do projeto e curadora da exposição, professora Rejane Jardim, “a arte tem o poder de transformar, de trazer revelações, de levar ao autoconhecimento, além de possibilitar vivenciar caminhos e a educação tem um papel importante nisso”, afirmou Jardim.

A produção aborda temas sobre o cotidiano dos estudantes como, por exemplo, palafitas, patrimônios da Cidade Baixa, família, entre outros. De acordo com o coordenador da BVCP, Clíssio Santana, “é fundamental a biblioteca, como instituição cultural e educacional, abrir espaço para dialogar com a sociedade civil, principalmente, com estudantes e professores”, disse Santana. Ainda segundo ele, “a exposição revela um despertar artístico para fazer uma leitura do mundo”, acrescentou o coordenador.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Com 207 anos de existência, é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.

Serviço:
O que: Exposição, música e literatura fazem parte do Natal Solidário das Bibliotecas da Bahia;
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris);
Quando: 13 a 30 de dezembro de 2018.