NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
28/10/2019
Estudantes do SESI são destaque na Mostratec e em Olimpíada de Química

Escola SESI conquistou 3º lugar na Mostratec 2019 e medalhas de prata e bronze na OBAQ 2019

Estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa foi destaque na Mostratec Foto: Arquivo pessoal

 

Medalhistas da Obaq 2019 conquistaram prata e bronze Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

 

Duas estudantes do SESI conquistaram o terceiro lugar na categoria Bioquímica e Química na Mostratec 2019 e três alunos foram premiados na XIV Olimpíada Baiana de Química (Obaq) 2019. Na Mostratec, Yasmin Teles Fonseca e Nicole Melo de Almeida se destacaram com o projeto “Potencialização do rendimento germinativo e teor de metabolitos secundários através do revestimento de sementes com biopolímero associado a biomassa microalgal”. O trabalho foi orientado pelo professor Fernando Moutinho e teve como co-orientadora a professora Jamile da Cruz Caldas. O evento foi realizado entre os dias 22 e 24.10, em Noivo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

 

Na Obaq, os destaques foram Alvaro Amitai Livramento Santos e Luciano Jacques Veloso de Moraes Filho, também alunos da Escola SESI Djalma Pessoa, que receberam medalhas de prata e Menção Honrosa. Já Eliseu Almeida Brandão da Silva, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, conquistou medalha de bronze. A solenidade de premiação ocorreu na última quinta-feira, 24.10, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento é promovido pelo Instituto de Química da UFBA, juntamente com a Associação Brasileira de Química-Regional Bahia e tem o apoio da Secretaria de Educação da Bahia, Fundação Cefet-Bahia, SESI Bahia, Braskem e Brasilgás.

 

Luciano de Moraes Filho foi Menção Honrosa na Obaq Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

 

A Obaq Integra o Programa Nacional das Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), e é uma atividade de extensão do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Desde 2015, o Serviço Social da Indústria (SESI) apóia a iniciativa por despertar nos estudantes o interesse pela ciência por meio da pesquisa, inovação, iniciação científica, empreendedorismo e tecnologia. Além de apoiar a iniciativa, a Rede SESI na Bahia participa mobilizando professores e estudantes a participarem.

 

Na primeira fase da Obaq participaram 29.800 alunos do ensino médio e tecnológico, matriculados em escolas públicas e particulares do Estado da Bahia. As provas da Fase II foram aplicadas, simultaneamente, em 84 polos.

 

CONFIRA FOTOS DA OBAQ 2019

 

 

PREMIADOS NA MOSTRATEC 2019

 

CATEGORIA BIOQUÍMICA E QUÍMICA NA MOSTRATEC 2019

PROJETO: Potencialização do rendimento germinativo e teor de metabolitos secundários através do revestimento de sementes com biopolímero associado a biomassa microalgal

ESTUDANTES: Yasmin Teles Fonseca e Nicole Melo de Almeida

ESCOLA: SESI Djalma Pessoa

ORIENTADOR: Fernando Moutinho

CO-ORIENTADORA: Jamile da Cruz Caldas

 

 MEDALHISTAS DO SESI BAHIA OBAQ 2019

 

ALVARO AMITAI LIVRAMENTO SANTOS – Prata

Série: 2º ano

Escola: SESI Djalma Pessoa

 

ELISEU ALMEIDA BRANDÃO DA SILVA – Bronze

Série: 2º ano

Escola: SESI Reitor Miguel Calmon

 

MENÇÃO HONROSA

LUCIANO JACQUES VELOSO DE MORAES FILHO

Série: 2º ano

Escola: SESI Djalma Pessoa

 

CLASSIFICADOS NA OBAQ 2019

BRUNA DE SOUZA MELO

Série: 3º ano

Escola: SESI Djalma Pessoa

 

YURI DE JESUS GOMES

Serie: 2º ano

Escola: SESI Djalma Pessoa

 

MICAEL ARAUJO SOUZA SANTOS

Série: 2º ano

Escola: SESI Djalma Pessoa

 

CAINAN SILVA ANUNCIAÇÃO

Série: 2º ano

Escola: SESI Djalma Pessoa