11/05/2018
Estudantes do SESI Bahia embarcam para Feira Científica no EUA

Professor Fernando Moutinho, com os estudantes pesquisadores João, Gabriel e Marcos.
Foto: Betto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB.

Os três estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa, Marcos Felipe Pereira, João Vitor Oliveira e Gabriel Negrão Morais, selecionados para participar da maior feira pré-universitária do mundo, embarcam nesta sexta-feira, 11.05, para os Estados Unidos. Eles participarão da Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2018, que começa na segunda-feira, dia 13.

Antes de embarcar rumo aos EUA, eles participaram, na quarta e quinta-feiras, de um workshop preparatório que reuniu, em São Paulo, toda a delegação brasileira que participará do evento científico. A Intel ISEF acontece na próxima semana, de 13 a 18 de maio, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Marcos Felipe Pereira, João Vitor Oliveira e Gabriel Negrão Morais fazem parte do programa de Iniciação Científica Júnior da Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador, onde desenvolvem pesquisa em Química Verde. Durante a viagem, eles estarão acompanhados do professor Fernando Moutinho, que coordena o Programa de Iniciação Científica Júnior na Rede SESI da Bahia.

Marcos e João Vitor pesquisam uma microalga que reduz a concentração de CO2 no ambiente e cujo resíduo pode ser aplicado na indústria de sabões. Já Gabriel, a partir da casca de laranja, resíduo gerado pela indústria produtora de sucos, da qual o Brasil é um dos líderes, desenvolveu um catalisador de origem natural que pode ser aplicado na indústria farmacêutica.

São estes trabalhos que eles vão apresentar a estudantes de 78 países selecionados para a Intel ISEF.

João Vitor Pereira, Gabriel Negrão Morais e Marcos Pereira conquistaram a vaga na Intel ISEF na Mostratec 2017.
Foto: Betto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB.