Escola SESI é destaque no Prêmio Jovem na Ciência, realizado pela UFBa

Projetos das escolas SESI Djalma Pessoa e Reitor Miguel Calmon conquistaram 1 e 2º lugares na premiação, realizada pela Ufba

Dois projetos de iniciação científica da Escola SESI Bahia foram reconhecidos com o 1º e 2º lugares no Prêmio Jovem na Ciência, anunciados durante o 11º Encontro de Jovens Cientistas, realizado pela Universidade Federal da Bahia. O evento, afiliado à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace de 2022, tem por objetivo estimular a ciência no ensino fundamental e médio e poderá enviar à Febrace três projetos contemplados na premiação.

A Escola SESI Djalma Pessoa conquistou o 1º lugar na Categoria Vida de Jovem Cientista – Apresentações Orais – com o projeto Manifesto das Pretas: Uma ótica para a desconstrução do estigma racista e machista no campo da Educação Básica (final do Ensino Fundamental II e Ensino Médio). O projeto é de autoria das alunas Bianca Xavier Ramos de Oliveira, Jamily Samara Jesus Aleluia, Lorena Xavier Silveira Bispo e foi orientado pela professora Fabiane Lima Santos.

A Escola SESI Reitor Miguel Calmon conquistou o segundo lugar na categoria Ciência Lúdica com o projeto Panc Game: elaboração de um jogo didático digital para disseminação de conhecimento sobre as PANCS, desenvolvido pelas estudantes Larissa Marques Sousa e Lis Vitória Nascimento, que foram orientadas pela professora Karole Pereira Silva

O 11º Encontro de Jovens Cientistas foi realizado de forma virtual, entre os dias 16 e 19 de novembro, com transmissão pelo YouTube. Os finalistas foram anunciados no encerramento do evento. A Escola SESI Bahia submeteu ao todo sete projetos (confira abaixo) desenvolvidos na Iniciação Científica da Rede SESI de Educação.

O SESI estimula o desenvolvimento da iniciação científica no ensino médio em todas as escolas da rede no estado. O estímulo à iniciação à pesquisa inclui um programa interno de concessão de bolsas de incentivo à pesquisa para os estudantes.

LISTA COMPLETA DE PROJETOS SUBMETIDOS AO 11º ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS

PANCS

Autores: Heloísa Serra Rodrigues de Souza, Maria Luiza Arruda da Silva, Marcos Paulo dos Santos

Orientadora: Karole Pereira Silva

Instituição: Escola SESI Reitor Miguel Calmon - Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica Júnior: Centro de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (CEMAS), Salvador, BA.

MANIFESTO DAS PRETAS: UMA ÓTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTIGMA RACISTA E MACHISTA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO).

Autoras: Bianca Xavier Ramos de Oliveira, Jamily Samara Jesus Aleluia, Lorena Xavier Silveira Bispo

Orientadora: Fabiane Lima Santos

Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador,BA.

PANC GAME: ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DIGITAL PARA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PANCS

Autoras: Larissa Marques Sousa, Lis Vitória Nascimento Barbosa

Orientadora: Karole Pereira Silva

Instituição: Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica Júnior: Centro de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (CEMAS), Salvador, BA.

SOUND: SISTEMA QUE AUXILIA NA LEITURA DE INFORMAÇÕES TRANSFORMANDO-AS EM ÁUDIO

Autores: Caroline Vitória Oliveira Araújo, Karen Barreto Meneses, Lucas Souza Pitanga Laranjeira

Orientadora: Lilian Alves de Almeida - lilian.aa@fieb.org.br

Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, BA.

PANDEMIA PANC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE COMO FAZER PESQUISA EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores: Isabelle Vitória Barcelos Carvalho, Yan Gabriel NunesViana Barbosa.

Orientadora: Karole Pereira Silva - karole@fieb.org.br

PANC - UM UP! NA SUA ALIMENTAÇÃO

Autoras: Gabriela Rodrigues Sátiro, Luane Ferreira Trindade

Orientadora: Karole Pereira Silva

Instituição: Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador, BA. Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica Júnior: Centro de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (CEMAS).

PLANTA FAZ ISSO? O POTENCIAL DESPOLUIDOR DAS PLANTAS

Autores: Júlia Nascimentos Barreto, Rodrigo dos Santos Brito, Talita Alves Silva

Orientadora: Karole Pereira Silva1

Instituição: Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador, BA.