20/08/2020
Escola SESI Djalma Pessoa passa por requalificação para ficar mais funcional, moderna e alinhada às novas demandas educacionais

Após dez anos de fundada, a Escola SESI Djalma Pessoa passa por mudanças. Iniciado durante a pandemia, o processo de requalificação prevê novos espaços e recursos de aprendizagem para favorecer a implantação do currículo inovador. Com obras já em andamento, as novas instalações têm previsão de entrega para 2022.

A escola ficará mais funcional e agradável, com três pavimentos interligados por rampas e escadas que permitem a visualização de um jardim vertical na área de convivência. “O SESI enxergou a oportunidade para reinventar esta unidade, visando à melhoria contínua para atender as demandas educacionais contemporâneas”, afirma o superintendente do SESI Bahia, Armando Neto.

De acordo a gerente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, o projeto arquitetônico vai possibilitar uma nova escola no mesmo local de funcionamento. “Ele foi concebido para atender à proposta pedagógica centrada na implementação das diretrizes do Projeto Educativo da Rede SESI de Educação, que privilegia novas perspectivas de ensino e de aprendizagem”, pontua.

A “nova” Djalma Pessoa terá espaço maker, espaço socioemocional, espaços multimídia, espaço Chroma Key, laboratório de Robótica e os laboratórios de Educação Científica e Tecnológica (Pesquisa e Robótica). Outras áreas serão reconfiguradas, a exemplo da biblioteca, auditório e até a entrada da escola, que vai ser transferida para outro local, dando maior funcionalidade ao acesso dos alunos e ao estacionamento para todos os colaboradores, pais e visitantes.

“O projeto vai trazer melhorias de segurança e trará modernização para a escola. Nas novas instalações, a matriz curricular privilegiará ainda mais as metodologias ativas e o uso das plataformas digitais”, explica a gerente da escola SESI Djalma Pessoa, Dulcinea Alves.

Novos modos de aprender

Um dos principais objetivos do Projeto Político Pedagógico é superar os modelos lineares de ensino, organizando espaços e tempos escolares com novas e criativas perspectivas de aprendizagem. Todo o projeto arquitetônico foi concebido para integrar os ambientes e garantir um local diferenciado e academicamente estimulante para aprender.

Confiram as principais melhorias:

• Novas salas de aulas
  • Nova portaria/recepção
  • Nova quadra coberta
  • Reforma do ginásio
  • Mudança total da fachada
  • Novo Ambiente Verde
  • Novo estacionamento
  • Pátio coberto e nova área de convivência
  • Espaço Socioemocional
  • Novo Laboratório de Robótica