03/03/2022
Escola SESI Candeias é reconhecida como Showcase School da Microsoft

Instituição é a primeira na Bahia a receber a certificação internacional, concedida a escolas que utilizam a tecnologia para incentivar a aprendizagem dos estudantes.

A Escola SESI Candeias é a primeira instituição de ensino baiana reconhecida pela Microsoft como escola modelo. A unidade escolar do SESI Bahia recebeu, no final de fevereiro, o certificado Showcase School no biênio 2021/2022. A certificação é concedida pela Microsoft a instituições de ensino que fazem uso de tecnologias inovadoras para incentivar a aprendizagem dos estudantes.

“Essa certificação reafirma que o trabalho desenvolvido pela nossa escola tem uma relevância e impacta na vida dos estudantes, impulsionando uma cultura de aprendizado, inovação e melhoria contínua. O trabalho desenvolvido, focado no desenvolvimento de habilidades para o futuro, reflete em melhores resultados de aprendizado”, comemora a diretora da Escola SESI Candeias, Camila Neves.

Para tornar o ensino mais inovador, desde 2018 a escola vem implementando o uso das ferramentas educacionais do Office 365, como o Sway, Onedrive, Minecraft e Power Point Online em todas as suas turmas. Com a pandemia e a transferência das salas de aula para o ambiente digital, outras ferramentas foram utilizadas para estimular os estudantes no processo de aprendizagem, como o Flipgrid (ferramenta que permite a criação e troca de material audiovisual), o Kahoot (plataforma de aprendizado baseada em jogos), o Padlet (ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo) e o Socrative (ferramenta que permite a elaboração de questionários, testes, quizzes).

Um dos requisitos para o reconhecimento da Microsoft é que, ao menos, 25% dos professores sejam certificados como MCE (Microsoft Certified Educator) e pelo menos 3% dos docentes sejam MIEE (Microsoft Innovative Educator Expert), que reconhece o educador por promover um ensino inovador. No caso do SESI Candeias, em 2021, dos 20 professores que integram a equipe, 13 foram certificados como MIEE e 12 receberam o MCE.

Agora, a Escola SESI Candeias passa a fazer parte de um grupo de instituições de ensino que compartilha experiências e ideias sobre inovação digital e apresenta novas metodologias e soluções online em eventos internacionais e regionais.