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09/11/2023
Pesquisa científica da Rede SESI amplia horizontes sociais e profissionais de estudantes

Giovanna Souza Viana, João Vitor Oliveira Gomes e Yasmim Santos Santana receberam prêmios pelo fertilizante natural feito da casca do caranguejo. Fotos: Divulgação.

 

Um fertilizante natural produzido a partir da casca do caranguejo-uçá, desenvolvido por alunos da Escola SESI Adonias Filho, em Ilhéus, o Ferticagem, foi reconhecido como 4° melhor projeto em Química e Bioquímica da América Latina na Mostratec 2023, feira de ciência e tecnologia realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, entre os dias 23 e 27 de outubro.

 

O projeto, que já tinha recebido prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), foi desenvolvido pelos estudantes Giovanna Souza Viana, João Vitor Oliveira Gomes e Yasmim Santos Santana, com o objetivo de criar uma alternativa sustentável para agricultores familiares da região. Atualmente, dez famílias que cultivam verduras e hortaliças estão testando o fertilizante, feito a partir dos resíduos fornecidos por duas barracas de praia.

 

João Vítor, 18, conta que veio para a Escola SESI atraído pela Robótica Educacional, praticada na Rede de forma pioneira na Bahia, mas acabou se interessando pelos projetos de pesquisa. “Depois de ter ingressado no grupo de pesquisa, de ter descoberto as possibilidades nesta área, pretendo continuar. Quero ir pra Salvador, continuar estudando e trabalhar com pesquisa científica”, afirma o jovem, que cursa o 3º ano do Ensino Médio.

 

As possibilidades que se abriram para João Vítor estão no horizonte de dezenas de estudantes da Rede SESI de Educação. Ainda em outubro, no bojo da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi realizada a Mostra SESI STEAM, ação pedagógica de culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das 11 escolas da Rede SESI-BA de Educação ao longo do ano letivo.

 

Ao todo, foram 127 projetos que tiveram como desafio pensar em problemáticas locais e globais para criação de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, desenvolvendo conhecimentos integrados às áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – STEAM). Todos os projetos estão disponíveis na estante virtual da Mostra (https://www.sesimostrasteam.com.br/home ).

 

Para a especialista em Educação Científica do SESI Bahia, Fabiane Santos, os projetos desenvolvidos na Mostra SESI STEAM refletem, a cada ano, o olhar que os estudantes têm sobre a própria realidade, vivida e observada. Isso faz com que desenvolvam projetos autorais, conectados e comprometidos em buscar soluções para questões sociais, através do conhecimento científico. “Essa busca, além de contribuir para a formação de cidadãos mais éticos, críticos e atuantes na sociedade, estrutura um conjunto de habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, tornando-os mais seguros para realizar avaliações como o ENEM e se integrar no mundo do trabalho”, afirma.

 

Já no Encontro de Jovens Cientistas (EJC), realizado pela Universidade Federal da Bahia, foram 22 projetos apresentados, resultando em (01) menção honrosa para a Escola SESI Djalma Pessoa e cinco (05) premiações e duas credenciais para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) para a Escola SESI Reitor Miguel Calmon.

 

O Núcleo de Pesquisa da Escola SESI Reitor Miguel Calmon participou da XXVIª Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador (Semoc Ucsal), em que foram apresentadas 12 pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências da Natureza, Linguagem e Ciências Humanas, totalizando 28 estudantes pesquisadores e seis orientadores.

 

De acordo com o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho, a pesquisa científica por meio do Programa de Iniciação Científica SESI BA tem proporcionado aos estudantes aplicar o conhecimento desenvolvido em sala de aula na resolução de problemas diversos do cotidiano, “de modo que possam vivenciar experiências práticas sobre sua área de preferência, ampliando sua perspectiva de mundo e de possibilidades para construir seu projeto de vida”.