19/11/2020
Estudantes da Rede SESI levam pesquisa sobre plantas comestíveis a Mostratec Júnior

Durante a sua infância em Irecê, Gabriela Sátiro, 14 anos, costumava ajudar a avó na propriedade rural da família. Recentemente, durante um projeto de pesquisa na Escola Sesi Reitor Miguel Calmon (Retiro), a jovem estudante se deu conta de que os grãos de andu que semeava no árido sertão baiano são, em algumas regiões do país, plantas alimentícias não convencionais (PANCs).  “Sempre gostei de ciências naturais, por influência de minha avó. E quando entrei no SESI fiquei super interessada no tema”, afirma Gabriela, integrante do Centro de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (CEMAS), orientado pela professora Karole Pereira.

Gabriela Sátiro - Aluna Escola SESI Reitor Miguel Calmon (Salvador - Retiro)

Formado inicialmente por cinco alunos, o CEMAS ganhou a adesão de outros 10 no último dia 26 de outubro. Atualmente, o grupo está produzindo um podcast, um vídeo e alguns artigos científicos sobre as PANCs, tema que começou a ser estudado no Brasil em 2004 pelos pesquisadores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi. Eles investigaram e catalogaram plantas que boa parte dos brasileiros nem imagina que possam servir de alimentos. E se tornaram base para o levantamento que está sendo feito agora no âmbito da Rede Sesi Bahia de Educação e que será apresentado, virtualmente, entre 9 e 11 de dezembro, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec Júnior), organizada pela Fundação Liberato, de Santa Catarina. A Mostratec Júnior é voltada a alunos até o ensino fundamental.

Karole Pereira - Orientadora CEMAS

“É uma turma que está sedenta de conhecimento, com muita curiosidade. Eles se entregam e se envolvem muito na pesquisa”, destaca a professora Karole.

No CEMAS, os estudantes exploram as potencialidades nutricionais de vegetais que são razoavelmente utilizados na Bahia, mas quase desconhecidos no Sudeste e Sul do país, como a fruta pão, inhame, mandacaru, língua de vaca e ora-pro-nóbis. “Eu não era muito apegada à ciência. Mas encarei como um desafio e acabei me apaixonando pela botânica”, declara Luane Trindade, 15 anos, sobe o momento em que tomou contato com o CEMAS.

Luane Trindade - Aluna Escola SESI Reitor Miguel Calmon (Salvador - Retiro)

O Grupo de Pesquisa CEMAS participará do MOSTRATEC Júnior 2020 Virtual, com caráter lúdico e formativo. Esta é uma das maiores feiras de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato no Brasil e também recebe trabalhos do exterior.

Os três trabalhos listados a seguir tiveram a participação confirmada no evento nas categorias Festival de Podcast para Divulgação Científica e Concurso de Vídeos.

Trabalho 1:

•   TEMA: Festival de Podcasts para Divulgação Científica da Mostratec Júnior
  •   CATEGORIA: Estudante
  •   TÍTULO DO PODCAST: PANC um UP! Na sua alimentação.
  •   PROFESSOR RESPONSÁVEL: Karole Pereira Silva
  •   ESTUDANTES ENVOLVIDOS: Gabriela Rodrigues Sátiro e Luane Ferreira Trindade.

Trabalho 2:

•  TEMA: Festival de Podcasts para Divulgação Científica da Mostratec Júnior
  •  CATEGORIA: Professor
  •  TÍTULO DO PODCAST: É de comer? É mato? É PANC!
  •  PROFESSOR RESPONSÁVEL: Karole Pereira Silva
  •  ESTUDANTES ENVOLVIDOS: Gabriela Rodrigues Sátiro e Luane Ferreira Trindade.

Trabalho 3:

•  TEMA: Fazer Ciência em tempos de pandemia
  •  CATEGORIA: Estudante
  •  TÍTULO DO CURTA: Pandemia PANC!
  •  PROFESSOR RESPONSÁVEL: Karole Pereira
  •  ESTUDANTES ENVOLVIDOS: Isabelle Carvalho e Yan Nunes. Gabriela Rodrigues Sátiro e Luane Ferreira Trindade.