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21/02/2022
Escola SESI: projetos de iniciação científica são finalistas na Febrace

Estudantes de cinco cidades baianas vão participar da feira, que será realizada em formato virtual entre os dias 14 e 26 de março. 

 

Oito projetos desenvolvidos por estudantes da Escola SESI BA são finalistas da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil. Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a feira será realizada entre os dias 14 e 26 de março, em formato virtual. 

 

Estudantes de Barreiras desenvolveram um dos projetos selecionados como finalista da Febrace 2022.
Foto: Arquivo Pessoal

 

“A participação da Escola SESI BA na Febrace vem crescendo ao longo do tempo. Neste ano, além de termos mais projetos finalistas, temos projetos desenvolvidos por estudantes de escolas da capital e do interior do estado. Isso é resultado do nosso programa de Iniciação Científica, que inclui alunos de diferentes regiões da Bahia”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.  

 

Os projetos finalistas são nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. No total, 15 estudantes do programa de Iniciação Científica nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista vão participar da feira científica como projetos finalistas. 

 

O programa de Iniciação Científica é um dos diferenciais do ensino das escolas da Rede SESI Bahia de Educação e tem como objetivo incentivar o interesse pela pesquisa, fazendo com que os alunos aprofundem o conhecimento em suas áreas de interesse. Aproximadamente 500 estudantes participam do programa, em escolas da capital e do interior. E este número vai aumentar em 2022, com a extensão do programa para estudantes do ensino fundamental II. A perspectiva é criar cerca de 15 novos grupos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento: ciências da natureza; engenharia, matemática e tecnologia; ciências humanas e linguagens. 

 

Projetos finalistas na FEBRACE: 

 

Escola SESI Ignez Pitta de Almeida – Barreiras 
Projeto: PASTILHA FILTRANTE DE MORINGA OLEÍFERA  
Estudantes: Maria Eduarda Prates Brandão, Ana Luiza Nogueira Oshiro e Sarah Fernandes de Oliveira 
Orientadora: Solange Dourado da Silva
Coorientadora: Felina Kelly Marques Bulhões 

 


Escola Sesi José Carvalho – Feira de Santana 

 

Projeto: ANTIOXIDANTE PARA O TRATAMENTO DA CATARATA  
Estudante: Marla Dias Silva 
Orientadora: Ana Lúcia Vilaronga Barreto 
Coorientador: Marcus Aurélio Campos Silva 

 

Projeto: COMO EXTRAIR O OURO DO LIXO ELETRÔNICO DE MANEIRA MAIS EFICAZ E CONSCIENTE  
Estudantes: Astor Rodrigues Minho Souza e Luiz Henrique Leite dos Santos  
Orientadora: Ana Lúcia Vilaronga Barreto 
Coorientador: Marcus Aurélio Campos Silva 

 

Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador 

 

Projeto: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TENSOATIVO, LARVICIDA E ANTIBACTERIANO DOS EXTRATOS VEGETAIS DA FOLHA DO ARAÇAZEIRO (PSIDIUM SP.) NO COMBATE À PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM RECIPIENTES DE ÁGUA PARADA.  

Estudante: Felipe Silva Sacramento 
Orientadora: Jamile da Cruz Caldas  
Coorientador: Marcelo Barroso Barreto 

 

Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador 

 

Projeto: COSMETOLOGIA VERDE  
Estudantes: Leonardo Simões Bispo, Laryssa Fortuna Nogueira e Gabriel Sapucaia Carvalho 
Orientadora: Carolina Costa Freitas Alcântara 
Coorientador: Lorena Brito Góes Vieira 

 

Projeto: ESTUDANTE APOIA ESTUDANTE: USO DE UMA REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL  
Estudantes: Lays Verena Silva de Santana e Maria Antônia Queiroz Barbosa de Andrade 
Orientadora: Lorena Brito Góes Vieira 
Coorientadora: Carolina Costa Freitas Alcântara

 

Escola SESI Anísio Teixeira – Vitória da Conquista 

 

Projeto: ANÁLISE DA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO VISANDO A INSERÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO  
Estudante: Thainá de Deus Lima 
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha

 

Projeto: VITAL BRAZIL E A PESTE BUBÔNICA: ASPECTOS DA IMUNOLOGIA PAULISTA (1899- 1912)  
Estudantes: Ana Clara Pinheiro de Almeida e Mariana Santos Oliveira 
Orientador: José Pacheco dos Santos Júnior